quarta-feira, outubro 10, 2007

Mais birrinha...

Ontem mais uma birrinha.Vem tão bem disposta mas depois...chega a casa da avó(passo sempre por lá para ir buscar o papá) e ela fica birrenta, só quer o meu colo e se lhe tento dar a sopinha lá é um inferno!!!Não entendo!Começo a achar que é dela vir demasiado cansada da escolinha.Fica irritada e com dono e só quer estar sossegada.Falei com a educadora e ela disse que ela anda sempre bem disposta, não faz birra e canta e dança todo o dia...que deve mesmo ser cansaço.
Ontem jantou e foi pa caminha eram umas 9 horas.Chorou no banho e assim que pos o pijama deitei-a logo...chorou um pouquito(quase nada) e assim que viu o leitinho parou e bebeu quase todo(e tinha acabado de jantar) e ferrou-se a dormir...
Outra coisa estranha(ou não já nem sei) é que ela acordou ás 2.00 para beber mais 330 de leitinho....e novemente ás 7.00 para beber mais 300ml...
Acho que deve estar a fazer um pico de crescimento....será que ainda há disso na idade dela???
Tive de a acordar ás 8.00 pa ir para a escolinha, estava mesmo ferradinha a dormir...
Enfim...vou esperar que passe mais esta fase...
beijos




Surpresa feita por Marta @ 2:21 da manhã

13 Comments

Blogger Simão said...

Sabes,o meu piolho tb é assim...na escola anda ás mil maravilhas, brinca sozinho ou acompanhado e sem birras, porém qd o vou buscar tranforma-se totalmente: fica birrento e só quer é colo! A diferença é q á medida q a Beatriz mesmo assim,come bem e bebe o leitinho,a hora da refeição para ele continua a ser um martírio e o leitinho só a dormir e na melhor das hipóteses bebe 200ml!
bjs

3:06 da manhã  

Blogger Verusca said...

Pode ser birra de cansaço... ou pode apenas querer mais atenção i miminhos... não te esqueças q está o dia todo sem ti... ainda por cima estás grávida (e ela sente isso)... tenta estar calma c ela... falar de maneira doce e sem gritar... dar-lhe mimo e brincarem com coisas calmas...

E tu, estás bem?

Beijoca

3:39 da manhã  

Blogger Verusca said...

Qto ao leitinho... pode ser fomeca... ou tb pode ser p estar contigo... eles são uns espertalhoes|

Beijoca

3:40 da manhã  

Blogger Ana Luísa said...

Olha ainda não tinha falado disto contigo. O Martim é igual. Quando vemd a escola vem super cansado e tem de dormir para ficar bem disposto e jantar bem. Quando não dorme dou-lhe banho mas comer é que já é pior. Está cheio de sono e é horrivel. Se calhar devias colocá-la a dormir uma meia hora para ficar mais bem disposta e sem birras. Estes putos são mesmo danados! Experimenta! Beijocas

4:26 da manhã  

Blogger Andreia said...

Olha, eu acho que é por ter entrado na escolinha... fica aquele tempo todo sem ti e quando estão juntas é a forma de ela te penalizar!

A Joana deixou de comer praticamente tudo só para me ver desesperada! Ontem tive de a castigar :(

Ou entã pede-me 20 vezes para fazer xixi, só para eu lhe pegar ao colo!

São umas espertalhonas, elas!

Beijinhos

4:33 da manhã  

Blogger kriz said...

está a adaptar-se a um novo ritmo. deve mesmo de andar cansadinha.

bjs***

5:58 da manhã  

Anonymous Anónimo said...

Antes de mais obrigada pelo teu esquema alimentar. Ajudou muito!

Pois a tua filhota deve estar a acostumar-se à nova vida e além disso as crianças são completamente diferentes na escola e em casa. Por isso ñ te preocupes!

Qt ao beber tanto leitinho, ela está a crescer. Nessa idade a Gabriela bebia antes de dormir e qd acordava (por volta das 7:30h).

Bjos

7:00 da manhã  

Anonymous Anónimo said...

Marta,

Dizer que é "birrinha" ou "uma fase" é uma resposta fácil e conformada que não corresponde à verdade nem resolve a situação.

Se leres "O Grande Livro da Criança" ou outras fontes sobre o desenvolvimento emocional, psicológico e comportamental da criança vais encontrar a resposta para muitas das tuas perguntas.

Não vos conheço (Marta e Beatriz), mas parece-me óbvio que isto não é "fase" nenhuma, é pura falta da mãe.

Os bebés e crianças guardam os sentimentos mais intensos para as pessoas mais importantes (neste caso, tu).
É muito habitual, por exemplo, se uma criança bater noutra, que esta fique quietinha e só quando chega a casa é que comece a queixar-se ou a chorar.

Em geral, todas as amas, funcionárias de infantários ou outras pessoas que cuidem dos bebés ficam espantadas quando a "birra" começa ou começa a "portar-se mal" (que é quando a mãe chega). É que a tua bebé fica a guardar-se para ti, porque é em ti que confia mais e é no teu colo que se sente mais segura para deitar cá para fora esses sentimentos contidos.
As outras pessoas não têm nada a ver com isso, esse é um assunto que ela só trata contigo, porque é entre ti e ela!

Eu compreendo que tens de trabalhar e deixar o teu bem precioso com outras pessoas (como, infelizmente, a maioria das mães em Portugal), por isso recomendo o seguinte:

Quando fores buscá-la não te preocupes com coisas secundárias como mudar a fralda ou dar de comer só porque está na hora (SIM, secundárias!).

A prioridade é transmitires-lhe que estás ali para ouvir as queixas dela e, ao mesmo tempo, a aconchegar.

Deixa-a espernear, chorar, berrar ao teu colo! É como se ela estivesse a dizer "Porque demoraste tanto tempo?! Preciso tanto de ti e tu não estavas aqui!"

Que resposta deves dar a este comportamento? Muito colo (pega nela quando a fores buscar e não a largues até ela se sentir reconfortada e querer sair do teu colo), dizer-lhe miminhos ao ouvido ("Sim, filha, eu sei... Eu também senti muito a tua falta. Mas agora a mãe está aqui, para te confortar... Vamos ficar aqui abraçadinhas o tempo que quiseres. Passei o dia longe, mas agora sou só tua") e fazê-la sentir que agora já chegaste, estás disponível só para ela e vais compensar o tempo que passaram longe uma da outra.

Só assim ela atinge o equilíbrio emocional que tanto precisa.
Sempre que não compreenderes o que é que ela quer (na grande maioria dos casos), é simples: ATENÇÃO TOTAL DA MÃE, sem estares preocupada com outras coisas. Dá-lhe atenção 100% total o tempo que ela desejar! Dás-lhe de comer mais tarde (ou então dá-lhe ao colinho, enquanto ela estiver a sentir-se mais frágil) e mudas-lhe a fralda ou dás-lhe banho depois.
Mesmo que estejas pouco tempo por dia com ela, que seja de qualidade: TOTAL DEDICAÇÃO!

Desliga a tv, adia o trabalho que trouxeste para casa, atrasa o jantar, atrasa a hora de deitar dela, não atendas o telemóvel, mas deixa-a descarregar a frustração de não te ter o dia todo só para ela! NADA é mais prioritário que isto.

Acordar a meio da noite para beber leitinho é pretexto para estar mais tempo contigo.
Se reparares, quando lhe dás o leitinho, ela não só fica com o estômago quentinho e reconfortado, como sobretudo tem a tua atenção total! Em que não estás a fazer nenhuma outra coisa, nem estás a olhar para a tv nem preocupada com o que vais cozinhar para jantar. É noite ou madrugada, está escuro e estão só vocês as duas, tu e ela, ela no quentinho do teu colo (com o extra do leitinho quente), contigo só a olhares para ela e ela a sentir-se segura... Paraíso.
Claro que quando a tua bebé passa por um ciclo do sono mais leve e acorda na cama sozinha chama logo outra vez por ti! Tu vais fazer o óbvio (dar leitinho) e recomeça tudo de novo...

A única coisa que a Beatriz quer é a mãe. Mas a mãe SÓ para ela. Dá-lhe o melhor que puderes e tudo o resto é secundário.

E não te preocupes, quando a mana (ou é mano?) chegar, tudo vai melhorar imenso :-) Sim, mesmo com a mana ainda bebé! Ainda por cima com idades tão próximas, vai ser excelente para a tua filha.


Felicidades,

Catarina


PS: "Birrinha" é quando as crianças estão demasiado cansadas para conseguirem adormecer. É que os bebés e crianças ainda não sabem pacificar-se e acalmar-se sozinhos até dormir. Temos de ser nós a acalmá-los.
Quanto menos dormem e quanto mais cansados estão, mais adrenalina têm acumulada e mais frustrante/difícil é para eles acalmar e adormecer. Isso sim, é a chamada "birra".

PS: Se quiseres falar comigo, o meu nick no fórum PinkBlue é maecat ;-)

7:01 da manhã  

Blogger Mary said...

Olha se calhar são os terrible two a chegar mais cedo... :|
Beijinhos

2:12 da tarde  

Blogger Maria said...

pode ser mesmo só uma fase.. Há que ter paciencia..

bjnhho

2:38 da tarde  

Blogger Vera said...

Olà Comadre,

Olha, a Sara às vezes também faz uma birra, que nem sempre sei a razão...mas depois passa.

Acredito que seja cansaço pois se ela brinca todo o dia, deve chegear a casa exausta.

Qt ao leitinho... chiça, isso é que é beber leitinho... a Sara bebe de manh~um copinho de 200ml e nem sempre vai todo.

Beijinhos para as duas e eum para a minha afilhadita.


Vera e Sara

4:05 da tarde  

Blogger free browny said...

deve ser mesmo soninho, se passa o dia tão bem!! sobre os picos de crescimento acho que pode ser sim!!
as melhoras desta fase,
jokinhas
filipa & tomás

2:33 da manhã  

Blogger Os meus 4 FOFINHOS... said...

Puxa passas-te ai por uma fase com a pekenina doentinha, coitadinha e grávida posso imaginar o teu desespero mas já passou a pekenina já tá melhor foi uma atrás das outras, coitadinhas :o(

Agora as birras, olha gostei de lêr os conselhos da "catarina" mto bom... segue os passos dela axo que é isso mesmo elas são pekeninas mas são mtoooooooo espertas e marotas depois ficamos assim...sem saber o k fazer.

Já disse no meu post k tu vendias os penicos tb ;o)

Jinhos mto mto fofinhos, gandes e godos

4:22 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

A minha foto
Nome:
Localização: Cartaxo, Ribatejo, Portugal

Sou mamã de duas meninas lindas e faço agora parte de uma longa lista de familas monoparentais... Vivo com as minhas duasprincesas e luto todos os dias por um amanhã melhor...

Links

Tudo para bebés! . VICKYS.com.br
. Template Shop List
. Loja da Bibicas
. Pinkblue

Há pouco tempo

. Reguila e birrenta!!!A Beatriz anda a aprender a f...
. Melhor....Finalmente!!!Finalmente a minha menina e...
. Febres...altissimas....e sem diagnóstico...Estou d...
. Continua doentinha...A Beatriz continua com febre....
. Será que ainda lhe faltam muitas???Doenças?Primeir...
. A Beatriz está melhor!!!Finalmente a Beatriz está ...
. Beatriz doentinha e a mamã...cansada...A Beatriz e...
. Encontro e Consulta!      Foto de grupo!!!A Beatri...
. Fim de semana!!!!!Tou tão feliz!!!Vem aí o fim de ...
. Desafio!!!Fui desafiada por a Mamã da Fofinha e co...

Credits

[ Layout ]
VICKYS.com.br
VICKYS.com.br

[ Powered by ]