terça-feira, outubro 17, 2006

Introdução dos sólidos...tá quase! 

Pois é não tarda, a Beatriz já faz os 6 mesinhos, e com eles vem aí as papinhas, sopinhas e afins!Confesso que estou anciosa e com algumas pequenas dúvidas que gostava que me ajudassem.Pois bem cá vai.
A Beatriz vai iniciar as papas aos 6 meses, devo dá-las sem gluten ou posso dar com gluten?E bolachinhas...posso dar?
Devo dar 3 ou 4 dias entre a introdução de cada alimento novo, certo?
Quando é que ela começa a fazer mais do que uma refeição sem ser de leite?
Pois é...é que normalmente é aos 4 mese que se dá a introdução dos sólidos e a coisa dá-se mais lentamente(axo) e como não conheço ninguém que só tenha começado aos 6...tenho de vos pedir ajuda!Por isso toca a deixar experiencias!
A Beatriz tem-se portado bem(tem sido dificil mantê-la longe dos nosso pratos,lol)tem brincado muito.Ainda não se começou a rebolar, acho que é preguiçosa e não gosta de se voltar sozinha,será normal?Devo ser eu que quero que ela comece a sentar-se e a gatinhar rápido,estou farta de ter sossego,lol!
Para a semana vou buscar a cadeirinha de comer, custa um dinheirão mas...vale a pena é para a Beatriz!Gostava de saber a vossa opinião sobre o preto da bebéconfort que mantêm a sopinha e papinha quente.Estou a pensar comprar.
E pronto já escrevi imenso ,resta dizer que estamos quase no Natal...e que já sinto aquele espirito que me deixa muito alegre!Apesar de este ano a data ser a mesma em que o papá fica desempregado.Mas não é isso que vai estragar o primeiro Natal da minha Princesa!
Jejinhos e vou brincar com a Beatriz, dizem que devêmos puxar por eles!


Surpresa feita por Marta @ 11:04 da manhã

9 Comments

Anonymous Anónimo said...

mandei-te mail,
mamy babada

11:33 da manhã  

Blogger T said...

Olá linda! Eu fiz a introdução aos 4 meses, mas ainda assim deixo-te aqui o meu testemunho. Quanto às papas uso ainda sem gluten e optei por, até ao momento, usar não lácteas, ou seja, as que se preparam com leite. Por enquanto prefiro... Depois de uma semana a comer a papa, introduzi a sopa de legumes. De 3 em 3 dias introduzo um novo alimento. Depois de uma semana com sopa de legumes começou com carne na sopa. Ah, quando começou com a papa também começou com a frutinha. Como vês, o plano alimentar que a pediatra traçou para a minha foi de forma a ela ainda introduzir muita coisa antes de eu voltar para o trabalho, de maneira que foi tudo bastante rápido.
Beijos

12:03 da tarde  

Blogger Tânia by Cyprus said...

Tantas perguntas mas adoro esta troca de experiências, por isso aqui vai:
-a Bea iniciou as paparocas aos 5 meses e meio.
-começou com a 1ª papa da nutriben (compras na farmácia), feita com água (visto estar a dar maminha) durante 2 semanas, à hora do almoço. Depois passei a dar outras e a minha preferência vai para a milupa pois tem uma boa textura, criando poucos "caroços". Tb gosto de bledina.
-Depois a papa passou para a tarde (lanche)e começou a comer sopa ao almoço. Começas com coisas simples, tipo batata e cenoura e de 3/4 em 3/4 dias introduzes um novo legumo. Há uns mais indigestos que se deve introduzir mais tarde, se quiseres digo-te depois pois tenho que ir consultar a cabula. Nesta altura, também passei a "oferecer" a fruta depois da sopa, banana, maça e/ou pera cozidas ou cruas. Também introduzes a carne.
-Bolachas só a partir dos 7 meses. Na mesma altura, o iogurte passando a alternar a papa e o iogurte, este com bolachas e fruta.
-Aos nove meses passou a jantar também e ai passou a ser sopa de carne ao almoço e sopa de peixe ao jantar, seguido de fruta.
-Quanto à cadeira não conheço. Comprei uma, que era das mais baratuxas da chicco (acho k 75€)que tinha hipopotamodesenhado n cadeira. Comprei pratos em que se punha água para manter a comida quente mas deixei de lá por água. Na papa não resultava porque criava caroços e no resto, a comida acabava por não ficar fria.
-Para a sopa, "investi" numa máquina da chicco, que cose a vapor e fiquei super satisfeita. Ainda hoje a uso para a fruta. Punha lá tudo (menos massa e arroz crus) e aquilo cose e depois tritura e também aquece, se não quiseres usar micro-ondas (eu usava) ou banho-maria. Chegava a por a água e a papa na máquina e triturar lá porque ha papas k n são fáceis de ficar cremosas.Acho que vale mais o dinheiro que uma boa cadeira.
-compra livro "1,2,3 uma colher de cada vez". É óptimo. Tb comprei uma revista, k custou 1€ tipo "cozinha para bebes" ou qq coisa do genero e ajudou-me muito.

Ufa, espero ter ajudado. Qualquer coisa pergunta!
Não te preocupes, o maridão vai arranjar emprego rápido. Pensa positivo.
Beijões

12:20 da tarde  

Blogger Dois Rebentos (de Soja) said...

Olá! Relativamente às papinhas deves começar sempre com as sem gluten. O gluten é uma proteina do leite que não é bem tolerada (é chamada de má) pelo organismo ainda muito "tenrinho" dos pequeninos, poratnto eu comecei com a papa aos 4 meses da Julia e só agora aos 6 é que estou a começar com a com gluten, e mesmo assim ainda só lhe dei uma vez misturada com a papa sem gluten. Eu comecei com a papa à hora de almoço...passados 2 semanas é que comecei a dar a sopinha de legumes. A papa que a Julia come é láctea que é feita com água visto eu a amamentar, e não fazia sentido estar a introduzir outro leite. A papa, bolachas, fruta, etc que a Julia consome basicamente são as da Milupa. O pediatra só aconselha a fruta a partir dos 8 meses, visto estar a amamentar e não ser preciso mais proteinas, mas comecei-lhe a dar juntamente quando introduzi a sopa, visto a Julia comer melhor a sopa com uma pontinha de fruta, e foi assim que se adaptou bem, não te esqueças de começar com sopinhas muito basicas e leves. A partir dos 5 meses começou a alternar o iogurte com a papa ao lanche. E agora aos 6 meses estou a começar a introduzir o peixe, que passados 1 semana já come bem na sopinha e já estou a começar a adaptá-la à carninha na sopa, que come ao jantar: um dia come sopa ao jantar com peixe, noutro com carne. Ainda esta semana vai começar a comer a sopa com peixe/carne ao almoço também no infantário. A bolacha começou a come-la esmagadinha no iogurte a partir dos 5 meses, altura em que foi para o infantário.
Para a papa não ficar com muitos caroços podes usar um garfo para misturar e vais colocando aos poucos.
Também comprei o robot da chicco e estou muito satisfeita...é um descanso, sai sempre bem.

Espero ter ajudado, qualquer coisa é só dizeres.

Bjs

2:38 da tarde  

Anonymous Anónimo said...

Olá!
Obrigado por teres visitado o blog da minha princesa. Parece que são da mesma idade a minha faz 6m já no dia 2 de Novembro.
As outras mamãs já deram muitas ideias e acho que a minha vai mt ao encontro delas e provavelmente irei repetir-me, mas cá vai.
Quanto á papinha, estou a seguir o que o pediatra recomendou. Ele aconselhou amamantar até aos 5m e meio 6m em exclusivo mas eu estava tão ansiosa por a ver comer que começei na semana passada (tinha ela 5m e uma semana).
O pediatra recomendou a 1ª papa da Nutriben sem glutem,(se eu começace a dar-lhe antes dos 6m,a partir dos 6m então será a mesma marca mas com gluten)feita com agua, pq tb estou a amamentar.
Isto durante 5 dias ao almoço, ao fim dos 5 dias a papa passa para o jantar e ao almoço é a sopa que é feita com o que chamamos base: 1ªbatata pequena, uma cebola pequena,uma cenoura pequena e um fio de azeite (a Sara parece não gostar do azeite, deixei de por e ela come melhor). A cenoura pode ser substituida por abóbora. Esta sopa é dada asim durante 4 dias.
Ao fim de 4 dias introduzimos as verduras (alface, agriao, alho françes, feijão verde ou espinafres)tens de esperar sp 3/4 dias para introduzir um novo alimento. Por ex: se começares com a alface durante 4 dias é só alface dp é q substituis e por aí fora...
Após teres introduzido todas as verduras vamos á carne que pode ser, frango, perú, vaca ou borrego (+/- 40g por dia, o q dará uma colher de sopa aproximadamente)e tb se introduz a fruta; pêra, maçã ou banana.
Assim o plano alimentar será:
- de manhã: leite
- meia manhã: se tiver fome leite
- almoço: sopa
- tarde: leite
- jantar: papa
- antes de dormir: leite
Este é o plano que ele me fez qd fui á consulta dos 4m e disse que na dos 6m conversavamos melhor. Ainda lhe estou a dar a base.
Nas bolachas não te sei responder.
-quanto á cadeira comprei uma da chicco, o modelo é Polly, por agora estou satisfeita, adapta-se bem agora que ela ainda é pequena mas é um bocado carota, anda por volta dos 100€.
Tb vou comprar o robot da chicco que me parece mt bom e as mães tb falam bem dele por isso vou comprar.
O livro que uma das mães recomendou é muito bom.


Espero também ter ajudado. Desculpa o testamento...
Vai dando noticias.
Já agora não te importas que vos adicione ao nosso blog?
Se precisares de alguma coisa diz.
Fiquem bem.

Beijocas.

3:27 da tarde  

Blogger sissi said...

A minha filhota tb começou aos 4 meses e as papas são sem gluten...As sopitas começam de forma mt básica, c batata e cenoura, e aos poucos introduzem.se novos ingredientes. Agora já faço com tudo...Menos alface e espinafres, a n ser q sejam biológicods, pois a m+édica disse-meq estes legumes eram perigosos por causa das folhas reterem mt os quimicos.
A papa uso a da nutriben que n é mt doce por isso n as engorda em excesso.
Por acaso tenho um prato que dá para por agua quente para sonservar a temperatura mas como ela agora ja come mais rápido ja nem preciso disso...Só no inicio. Mas há pratos nos hipermercados c essa função e bastante mais baratos...

2:48 da manhã  

Blogger Anabela & Lara said...

eu ia escrever, mas já tens aqui muita explicação!!!
eu começei as sopas aos 4 meses e as papas uma semana mais tarde.
a cadeira comprei uma da brevi, demos 99 euros, foi cara mas gosto muito dela.
de resto já te explicaram tudo muito bem nao vou repetir!""

jocas!!

3:34 da manhã  

Blogger necedu said...

Pois já tens muitas ajudas.
Eu o Duarte comecei com as papas sen gluten aos 3,5 meses e sopa aos 4 meses, também introduzia um legume diferente de 3 em 3 dias.
Começou com papas normais aos 6 meses e ainda as come.
Boa sorte
Jocas

4:29 da manhã  

Blogger Unknown said...

Olá
Em primeiro lugar gostava de te dar os parabéns pela amamentação exclusiva até aos 6 meses :)
Espero ir de encontro Às respostas que procuras...
1 - Em relação às papas podes dar com e sem gluten. O Gluten pode ser introduzido a partir dos 6 meses uma vez que até aos +- 6 meses o intestino dos bebés não tem maturidade suficiente. Em relação às bolachinhas podes dar a partir dos 6 meses há umas bolachinhas da milupa, bem durinhas que eles costumam gostar muito mas cuidado porque eles podem engasgar-se, deves dar apenas quando vires que ela já tem o reflexo da mastigação, notas isso quando estiveres a comer e ela estiver a imitar o teu gesto de mastigar, antes disso não. Quando começares a dar a papa oferece-lhe sempre a maminha a seguir porque é natural que ela coma só uma colherita ou duas de papa. Com calma e paciência ela comecará a comer cada vez mais e melhor. Ainda em relação às papas o alexandre nunca gostou das lácteas, compro sempre das que se fazem com leite, eu propria gosto mais. O único problema é teres de tirar leite à bomba para lhe fazer a papa ou compras uma lata de leite (eu tirava leite à bomba e congelava para depois usar na papa mas depois acabei por comprar leite de síntese para lha fazer). Introdução de um novo alimento, introdução de cada alimento novo, sim uns 3-4 dias. Se ela não gostar de determinado alimento, não insistas, mudas para outro e daqui a uns tempos voltas a experimentar a ver se depois já gosta.
Agora em relação às refeições. Eu comecei assim, mama a pedido, depois da sesta da tarde dava-lhe a papinha e depois oferecia mama. fiz isto durante 15 dias. depois introduzi a sopa, 3 legumes sendo que um deles verde (feijão verde, alface, não coloques ainda espinafres). A primeira que fiz foi: abóbora, batata doce e feijão verde. Eles costumam adorar a sopa com batata doce. Em relação ao rebolar, gatinhar dá tempo ao tempo. Em relação a voltar-se sozinha, é normal ela ainda não o fazer com facilidade. Em relação ao sentar, daqui por uns dias vais ter uma surpresa vais ver :)
Posso dar-te uma dica em relação à cadeira de comer? compra uma que tenha amarração como o carrinho de passeio ou babycoq, isto é que amarre os ombros e a cintura. Eu comprei só de amarrar à cintura e o que acontece é que ele desde os 9-10 meses consegue libertar-se e colocar-se de pé... e ele não é caso único. é muito perigoso porque eles podem cair.
Em relação ao parto. Eu tenho um em porcelana do meu tempo de bebé, comecei a usar das primeiras vezes mas depois optei por pratos normais. E sim brinca muito muito com a Beatriz, é a brincar que eles aprendem e se desenvolvem. qalquer dúvida estou deste lado.
beijinho
Cris

1:52 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

A minha foto
Nome:
Localização: Cartaxo, Ribatejo, Portugal

Sou mamã de duas meninas lindas e faço agora parte de uma longa lista de familas monoparentais... Vivo com as minhas duasprincesas e luto todos os dias por um amanhã melhor...

Links

Tudo para bebés! . VICKYS.com.br
. Template Shop List
. Loja da Bibicas
. Pinkblue

Há pouco tempo

. Ufff....acho que desta é que já foi! Acho que dest...
. Ainda doentinha!!! Venho dar noticias rapidinho!A ...
.  A Beatriz está doente!A minha coisinha mais linda...
. Dia V(Vacina)!!!Hoje foi dia de Vacina!Felizmente ...
. Dia em casa e dedicado á Bibicas.Venho só dar um b...
. Fim de semana em casa! Este fim de semana foi tota...
. Dia cinzento mas colorido para mim!!!Hoje sinto-me...
. Uma palavra: OBRIGADO!Queria agradecer a todas as ...
. Uma palavra: OBRIGADO!Queria agradecer a todas as ...
. Tentar Sorrir!!!Mais um dia...e hoje estou a tenta...

Credits

[ Layout ]
VICKYS.com.br
VICKYS.com.br

[ Powered by ]